Fique atento: 3 golpes comuns na Black Friday

Comprar na Black Friday, sim, mas com cuidado para não cair em golpes muito bem disfarçados. Veja alguns deles.

2 de novembro de 2020

1. O dobro pela metade

Nem todos os descontos oferecidos durante a Black Friday são verdadeiros. Por isso, pesquisar antes da data o preço dos itens que você pretende comprar, pode indicar se você de fato vai pagar menos por eles. Buscadores de preços como o Buscapé e o Zoom mostram o histórico de preços de milhares de produtos em diferentes lojas, além de permitirem que o usuário crie um alarme que avise quando o preço chegar no valor mais baixo.

2. Preço diferente ao pagar

Outro golpe comum é: o preço que aparece no carrinho de compras e de fato é cobrado do consumidor ser diferente daquele "promocional" que foi mostrado inicialmente. E, na pressa de comprar, o consumidor acaba pagando mais do que imaginava.

Essa é uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e, caso aconteça com você, é possível reclamar formalmente no Procon.

3. Falsas reviews de sites

Alguns sites podem contar com  avaliações falsas em seus produtos e experiências de compra - feitas por robôs ou pessoas pagas para isso.  -  a TrustVox, do ReclameAqui, garante que todas as avaliações de um site são verdadeiras; Dê preferência aos sites cujas reviews têm essa garantia de veracidade; - o próprio ReclameAqui, durante a Black Friday, reúne em tempo real os sites com mais reclamações e os motivos delas.

Duas ferramentas ajudam a evitar este golpe:

No geral, saiba quais sites evitar

O Procon tem uma lista de sites que devem ser evitados - eles eles receberam reclamações de consumidores e não responderam às notificações do órgão.